XIV Encontro Científico do CINDEDI
Prezados Colegas, O CINDEDI( Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil), de 9 a 13 de Fevereiro de 2009, realiza a décima quarta edição de seu encontro anual. O Objetivo dessas reuniões anuais é possibilitar um encontro entre os próprios membros do CINDEDI, dentre os quais se encontram docentes/pesquisadores, pós-doutores,doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica. Somos em torno de 50 pesquisadores agrupados em vários subgrupos, que desenvolvem diversos projetos de pesquisa nas áreas de Desenvolvimento e Educação Infantil;Inclusão;Acolhimento Familiar, Abrigamento e Adoção; e Filosofia e Epistemologia em Psicologia e Ciências Humanas. Além disso, o grupo conta com a participação dos técnicos e educadores da Creche Carochinha,com quem temos uma longa parceria, e, mais recentemente, com aqueles que trabalham nas creches da USP e com os técnicos da equipe multidisciplinar do Fórum da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto. Os vários subgrupos vêm compartilhando a discussão da perspectiva teórico metodológica da Rede de Significações( Redsig), que foi elaborada pelo CINDEDI para o estudo do desenvolvimento humano(Rossetti-Ferreira et al.,2004). Cada subgrupo tem encontros científicos e de estudo no decorrer do ano. O encontro anual constitui assim a grande oportunidade para os vários subgrupos se aproximarem mais e discutirem os trabalhos uns dos outros, os quais são apresentados em painéis com dois debatedores designados para cada painel, dentre os próprios participantes, sempre misturando os grupos. Além disso, a cada ano é escolhido um tema geral para debate, sendo convidados alguns interlocutores externos para essa discussão. No ano passado, o tema foi o quanto nossas pesquisas podem auxiliar a pensar nas políticas públicas e práticas sociais, em cada uma das áreas que vimos investigando. Para o ano de 2009, dois eixos de discussão estão em pauta – especificamente, ética e metodologia. O primeiro eixo envolverá refletir sobre como, nos nossos estudos, o pesquisador garante os direitos aos sujeiots e às instituições participantes. A obtenção de um consentimento informado garante esses direitos e, especificamente, de quem? Até que ponto , essa exigência não dificulta o acesso a diferentes narrativas, selecionando apenas aquelas politicamente corretas? E, ainda, frente a situações inusitadas, em diversas práticas sociais, nas quais se verifica rupturasde princípios do direito, como nós pesquisadores devemos atuar? Que encaminhamentos dar frente a essas situações? Haverá ainda um segundo eixo, e que continua o debate de anos anteriores, o qual implica em discutirmos como se articula a perspectiva da Redsig com as diferentes materialidades de dados coletados(vídeo, entrevistas, documentos e as diferentes perguntas e objetos de investigação. Essa discussão deriva da articulação de pesquisadores dos diferentes grupos, a partir de três grupos de trabalho. Nesses grupos de trabalho, buscou-se explicitar a respeito de como se articula determinada metodologia( por exemplo,documentos) com a RedSig.OU, se se baseiam nela de alguma maneira, mas vêm usando outra(como Teoria Ecológica), como isso vem sendo feito. E, quais as aproximações e diferenças existem no diálogo entre essas diferentes abordagens? Ainda queremos saber quais os embates, os nós, as lacunas que têm sido verificadas, no fazer da pesquisa.A proposta é aprofundarmos as discussões, de modo a aprimorarmos a Rede dentro de uma perspectiva metodológica, que proporcione mais efetivamente guias para as coletas e análises de processos desenvolvimentais humanos. Tendo, ainda, em vista que a posição assumida pelo CINDEDI é a de que, em nossas áreas de pesquisa, a investigação e a prática social se enriquecem reciprocamente, em vários encontros temos dedicado um dos dias para discutir políticas públicas e práticas sociais, particularmente de educação infantil, convidando profissioanis envolvidos nessas práticas. É nesse contexto que o projeto Zero a Três do MEC – cujo objetivo principal é contribuir para a formulação de orientações curriculares para a educação infantil, com um foco especial no zero a três anos – nos convidou a acolher, durante a reunião do CINDEDI, pesquisadores da área e pessoal envolvido nos vários projetos, para discutir os resultados do levantamente da produção brasileira de 2000 a 2007 sobre educação infantil. Em função disso todo o dia 12 de fevereiro ficou dedicado a este tema, com uma apresentação dos resultados pela manhã e uma discussão geral à tarde. Na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, prosseguirão as atividades do projeto Zero a Três, quando serão apresentadas e discutidos os resultados das outras metas. Queremos dizer que é uma prazer realizarmos o 14º Encontro Científico do CINDEDI e podermos recebê-los aqui para discutirmos conjuntamente tais questões. Um ótimo evento a todos. Clotilde e Kátia