Centro de Investigação Sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil

Sobre o CINDEDI

O CINDEDI é um centro de pesquisa instalado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP). O grupo vem se constituindo informalmente, desde 1979, e oficialmente, a partir de 1990 como referência em pesquisa/ensino/extensão no Brasil e no exterior, nas áreas de desenvolvimento humano e educação infantil. Pautado pela articulação entre teoria e prática, os trabalhos do grupo têm privilegiado situações de crise ou mudanças, favorecendo tanto a construção do conhecimento na área como sua articulação com práticas sociais diversas. O grupo consolidou-se nacional e internacionalmente através de suas pesquisas sobre interação, adaptação e arranjo espacial em creche e pré-escola, produzindo inclusive material didático destinado à formação de professores. 

Atualmente o grupo é formado por docentes, alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos, oriundos da Psicologia, Pedagogia, Medicina, Filosofia, dentre outros. Pautado por uma proposta de permanente articulação entre teoria e prática, o CINDEDI também tem em sua composição um técnico que colabora na produção de um acervo de material científico-didático composto por eventos, livros e vídeos com vistas à socialização do conhecimento produzido nas pesquisas e à formação de profissionais.

Os docentes do CINDEDI são responsáveis por disciplinas de graduação e pós-graduação em Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Saúde Mental e Educação propiciando aos estudantes uma formação instrumentalizada para pesquisar diferentes aspectos do desenvolvimento humano e para atuar em Instituições de Educação Infantil ou outras vinculadas às respectivas linhas de pesquisas. 

Uma das principais tarefas do grupo consiste na elaboração de uma perspectiva teórico-metodológica para a análise dos processos de desenvolvimento humano. Essa perspectiva é denominada de Rede de Significações, tendo se iniciado sua formulação a partir dos estudos sobre adaptação de bebês à creche. Atualmente, a perspectiva vem sendo usada para análise de situações variadas, em especial aquelas relativas à momentos de crises e/ou mudanças intensas na vida das pessoas. Os projetos do grupo são financiados por agências de fomento à pesquisa, em especial pela FAPESP, CAPES  e CNPq. Atualmente, o grupo vem ampliando suas temáticas, tendo expandido seu foco, desenvolvendo estudos nos seguintes campos de pesquisa: 

- Educação infantil, em instituições do tipo creche com foco nas interações de pares de bebês e de bebês com seus cuidadores
- Processos de acolhimento familiar, institucional e adoção 
- Organização espacial e qualidade de ambientes 
- Desenvolvimento da interação, comunicação e significação, nos dois primeiros anos de vida 
- Desenvolvimento de crianças com necessidades especiais e seus processos de inclusão/exclusão social e escolar

- O processo de transição do bebê de casa para a creche (estudo transcultural)
- Redes sociais e a construção de vínculos na velhice.