XVI Encontro Científico do CINDEDI
Queridos Cindedianos, A organização deste nosso XI Encontro enfrentou um desafio interessante e novo. O amadurecimento do grupo tem feito aumentar o número de pesquisadores do CINDEDI com ideias, dados e experiências interessantes pra discutir no Encontro. E talvez, por essa mesma razão, multiplicaram-se os intercâmbios com pesquisadores de outros centros, o que ampliou o leque de pessoas convidadas a conversar conosco.Discussões e conversas que deverão continuar durante todo este último ano do nosso temático, ajudando-nos a finalizá-lo com chave de ouro, em março de 2007, iniciando um reflexão sobre futuros projetos. O cronograma nos mostra a forma criativa e original proposta pelos organizadores do Encontro para poderem incluir essa riqueza toda.E olhem que ficou muita coisa de fora e no ano passado já tivemos de fazer um segundo encontro: mediação,semiótica e as significações no estudo dos processos de desenvolvimento. Já à tarde da terça-feira foi reservada, conforme tradição do CINDEDI, para uma discussão sobre Políticas públicas para a infância e juventude. Da quarta a sexta aprofundaremos o tema central de discussão, analisando a emergência/construção de significações a partir de dados empíricos diversos, com discussões teóricas e debates sobre painéis. E ao entardecer, teremos uma novidade: as conversas de fim de tarde, uma rica oportunidade para trocarmos ideias sobre o que o pessoal trouxe de novo de sua experiência no exterior. A tarde de quarta-feira, com Ana Almeida Carvalho, tem um tempero próprio, pois a ensolarada Salvador –Bahia lhe inspirou algumas ideias que ela quer discutir conosco. E o relato e balanço do Encontro ficaram sob a responsabilidade de duas jovens experientes! E , ainda, ficou faltando um final de tarde para Kátia Amorim conversar sobre sua visita a Fogel em Utah,USA! Temos de reservar um período para isto nas próximas reuniões do CINDEDI. O crescimento e amadurecimento do grupo, evidente neste programa, inspirou-me uma série de reflexões, que eu gostaria de lhes propor para serem trabalhadas no decorrer do encontro e do ano, relembrando que este Projeto Temático termina em março de 2007 após nosso XII Encontro. Qual é a proposta de um grupo de pesquisa como o CINDEDI? O que tem feito nosso grupo desenvolver e se manter ativo e produtivo por mais de 25 anos, investigando, formando pessoal e atuando na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Infantil? Que concepções sobre Universidade, sobre Educação, sobre a arte de ser professor, sobre o processo de ensino-aprendizagem orientam essa ação? Que ideias sobre a práxis do pesquisador e sobre a construção de conhecimento fundamentam essa proposta? Qual a sua filosofia e política de atuação e de formação de pessoal para promoção da qualidade das condições de desenvolvimento, sobretudo das crianças pequenas e para a defesa de seus direitos? Como vêem, a discussão proposta é ampla e longa. Mas acho que está no momento de fazê-la. Feliz 2006 e bom Encontro! Clotilde