Ana Maria Araújo Melo
É psicóloga, formada na UNESP em Assis, SP. É mestre em Psicologia e doutora em Ciências, pelo Departamento Psicologia e Educação, Programa de Pós Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em Ribeirão Preto. Em 2014 participou de um estágio post-doctoral em Sciences de l?éducation, junto a equipe "Le Sujet dans la Cité" no Centre Inter-universitaire EXPERICE de l'Université Sorbonne-Paris Cité/Paris 13. Atualmente coordena o Programa M2 Contêiner - educação de 0 a 3 anos. Trabalha em creches e pré-escola desde 1979, tendo sido diretora de creche desde 1983. Dirigiu creche da rede Municipal em São Paulo e participou da fundação e construção do projeto da Creche Carochinha-Coseas/USP. É membro fundadora do CINDEDI - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Educação Infantil FFCL-USP/RP. Foi supervisora das Creches da Coseas USP Interior. Nos últimos cinco anos desenvolveu seu trabalho de orientação dos estudantes, suas famílias e seus educadores na Escola de Aplicação - FEUSP. Participou juntamente, com outros autores, dos livros: Creches: crianças, faz de conta e cia (16a edição, 2011); Sofrimento Psíquico nas organizações (1995); Os fazeres na Educação Infantil (12a edição, 2011), O dia-a-dia das Creches e Pré-escola (1a edição, 2009), Quando os olhos se abrem - Educação Infantil em Contexto (1a edição, 2021) . Publicou outros artigos em revistas e jornais nacionais especializados, bem como tem participado e elaborado de edições de vídeos educativos para a formação de educadores infantis. Co-autora do Programa ADIMagistério (PMSP, 2002-2004). Co-autora de Trocando em Miúdos - as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (UNICEF e CECIP, 2002). Foi consultora do MEC no projeto de análise de propostas pedagógicas/curriculares para educação infantil. Organiza e ministra cursos de formação em serviço para redes municipais que trabalham com educação infantil. Entre 2002 a 2004 foi consultora para o Programa ADIMagistério - Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Foi membro do Fórum Municipal de Educação - Ribeirão Preto/SP. Colabora com o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil - COEDI/MEC, 2005-2012). Entre 1998 a 2002, foi membro do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da micro região de Ribeirão Preto/SP, como também foi membro do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação - Ribeirão Preto desde 1998, onde colaborou durante 5 anos e elaborou, entre outros projetos, o programa de formação para educadores em nível médio desse município. Foi membro do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo (2008 - 2018) e desde de 2020, participa da frente Nordeste Criança onde organizou e coordenou o Guiazinho - Pós-Quarentena COVID-19, [CADERNO DE DIREITOS | 2020] Retorno à Creche e à Escola: Direitos das Crianças, suas famílias e suas/seus Educadoras/es - GESTORAS/ES, PROFESSORAS/ES E FUNCIONÁRIAS/OS, e o catálogo ?Nordeste Criança: Olhares das Infâncias? (2021).