Centro de Investigação Sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil

Katia de Souza Amorim

Professor(a)Curriculum vitae

Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2002). Fez doutorado sandwich com Prof. Jaan Valsiner (Clark University) e foi professora visitante na Utah University, onde trabalhou com Prof. Alan Fogel. Atualmente, é docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, trabalhando na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atua principalmente nos seguintes temas: bebês, creche, rede de significações, criança com necessidades especiais e inclusão / exclusão. Dentro de estudos sobre desenvolvimento humano, vem trabalhando na elaboração de uma abordagem teórico-metodológica que apreenda os processos de transformação no curso de vida. Teoricamente, tal elaboração resultou na construção da perspectiva da Rede de Significações. A partir desse referencial, mais particularmente, as pesquisas caminham no sentido de explicitar a noção de corporeidade, noção essa que dá destaque à intrínseca articulação pessoa - ambiente, à questão de como o desenvolvimento se dá de forma fundante na situada relação com o outro. 

Empiricamente, dois são os focos centrais dos estudos em desenvolvimento. Um primeiro refere-se a investigações de desenvolvimento em crianças nos primeiros dois anos de vida, atentando-se para: o desenvolvimento motor, as interações com adultos e parceiros de idade, a construção de relações afetivas, processos de mediação, recursos comunicativos, linguagem e significação. Um segundo foco envolve o processo de desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, em inclusão social e escolar, em que o corpo é tanto foco de discursos sociais, como concretização desses discursos, estando criança e meio em dialética interação. Nessas linhas, tem sido coordenadora de projetos financiados tanto pela FAPESP como CNPq. É membro do GT da ANPEPP (Grupo sobre Contextos Sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais). 

É ainda pesquisadora principal do eixo de pesquisas sobre educação e interação social, relativas a crianças com epilepsia, ligado ao Programa CINaCPe (Programa Interinstitucional de Apoio às Pesquisas sobre o Cérebro) (apoio FAPESP). Este programa envolve um trabalho interdisciplinar e interinstitucional entre a USP-Ribeirão Preto, USP-SP, USP - São Carlos, UNICAMP, UNIFESP, Hospital Albert Einstein.