Dialética inclusão/exclusão social e escolar de crianças com necessidades especiais
Objetivo: Investigar o controverso processo de inclusão social e escolar de crianças com necessidades especiais (Deficiência sensorial (surdez, cegueira), deficiência mental (Síndrome de Down), deficiência física (Paralisia cerebral), transtornos do comportamento (autismo), dentre outros.). A meta é fazê-lo garantindo a apreensão da complexidade do problema, a partir de inúmeras perspectivas (cursos de pedagogia, legislações, organização física e espacial, estrutura curricular), interlocutores (criança, familiares, profissionais de saúde, professores, amigos), contextos (saúde, educação, domicialiar) e práticas discursivas (direitos, diferença, (in)competência, dentre outras). Atualmente, particularmente, tem-se estudado processos ligados a crianças com epilepsia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INFANTIL.
Palavras-chave: criança com necessidades especiais; inclusão / exclusão; Síndrome de Down; surdo; epilepsia; paralisia cerebral.